Este blog está com novo endereço. Visite www.brasilphp.net

Pesquisar

terça-feira, 10 de março de 2009

Conceitos gerais sobre client-side e server-side


Ao iniciar sua vida de desenvolvedor web, você precisará conhecer claramente estes dois conceitos sem nenhuma dúvida ou questionamento.

Client-side

Significa "lado do cliente", ou seja, aplicações que rodam no computador do usuário sem necessidade de viajar, por vezes, milhares de quilômetros até seu servidor (ou host) para efetuar determinada tarefa.

Basicamente, ao se falar de aplicações clint-side na web, estamos falando de javascript, e mais recentemente, de AJAX (
Asynchronous Javascript And XML).

Existem vantagens e desvantagens ao utilizar o javascript e por conseqüência, o AJAX.

A principal vantagem está na possibilidade de você economizar
bandwidth (largura de banda), que é o tráfego mensal contratado em seu plano de hospedagem, e dar ao usuário uma resposta mais rápida de sua aplicação por não haver processamento externo.

Outra vantagem ao utilizar, agora o AJAX, seria o apelo visual de sua aplicação e rapidez de resposta. O quê o AJAX faz é processamento externo (
server-side) parecendo ser interno (client-side). O usuário não percebe que houve um novo carregamento de página, pois ele busca informações no servidor e mostra rapidamente em um local específico da página através do javascript. Bom, o foco aqui não é o AJAX, que será abordado futuramente de forma mais detalhada.

A principal desvantagem do javascript atualmente é que o usuário pode desativá-lo em seu navegador. Se a sua aplicação basear-se exclusivamente em javascript, nesse caso, ela simplesmente não vai funcionar. É claro que você pode colocar em seu código-fonte um artifício para o site nem mesmo abrir se o javascript estiver desabilitado, mas, convenhamos, é algo feio e imperdoável frente a seu visitante.

Server-side

Significa "lado do servidor", ou seja, aplicações que rodam no servidor (geralmente no host, caso você não possua um próprio).

Há algumas linguagens de programação que dominam o mercado atualmente:
  • PHP
  • ASP
  • Ruby (em ascensão)
  • .NET
  • Python
  • JAVA
Dizer qual é melhor em detrimento de outra é algo complexo e quase impossível, visto que depende muito do gosto pessoal do programador.

Como estamos falando sob o ponto de vista do conceito de
server-side, todas elas funcionam igual:
O usuário entra no site e clica em algum link, faz algum cadastro ou simplesmente quer ver uma imagem em tamanho maior. Nesse momento, o
browser manda uma solicitação que viaja até o servidor e este envia de volta ao usuário a resposta.

Conclusão

Recomendo para todos utilizarem tanto o PHP quanto o javascript ao desenvolverem seus projetos web. Validações em javascript garantem que o PHP só receba os dados corretos, economizando sua largura de banda e deixando seu site com carregamento de páginas mais rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor contribua e enriqueça o meu blog com seus comentários. Eles serão muito bem recebidos.